segunda-feira, 22 de março de 2010

A emissora de tv Rede Globo anuncia sua nova grade de programação, no ar a partir de abril.Lançamentos incluem sete séries, dois jornalísticos e volta de Glória Maria, isso tudo para comemora seus 45 anos.

                           


Sete novos seriados, dois jornalísticos inéditos e a volta de Glória Maria no reformulado "Globo Repórter" são as principais novidades da TV Globo para 2010, data que marca os 45 anos da emissora. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (22), em São Paulo, diretores da rede anunciaram os lançamentos da programação, que irão ao ar a partir de abril.
"Nesse aniversário preferimos investir numa grade de atrações mais dinâmica. Vamos deixar as comemorações para 2015, quando fizermos 50 anos. Aí serão todas as comemorações possíveis, com especiais lembrando todos os nossos programas que fizeram história", disse Octávio Florisbal, diretor geral da TV Globo.
Diferente do que vem acontecendo nos últimos anos, a emissora estreará temporadas de novas séries no primeiro e também no segundo semestres. No dia 4 vai ar ar o primeiro episódio do humorístico "S.O.S. emeregência", de Daniel Adjafre.
Outras duas séries de comédia estão previstas para abril. No dia 7, estreia "A vida alheia", de Miguel Falabella, e, no dia 9, "Separação?!", de Alexandre Machado e Fernanda Young, a dupla de autores de "Os normais". Outros quatro projetos de seriados ainda estão em fase de produção ou escolha de elenco, mas segundo Manoel Martins, diretor geral de Entretenimento da Globo, vão ao ar ainda este ano.
Caso de "Justiça para todos", de Antonio Calmon, protagonizado por Márcio Garcia, "A cura", de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein e estrelado por Selton Mello, "As cariocas", de Daniel Filho baseado no texto de Sergio Porto, e "Tudo junto e misturado", escrito e protagonizado por Bruno Mazzeo.
O conceito de temporadas demanda muito tempo de desenvolvimento, mas temos tido bons resultados", explicou Martins. "A audiência responde bem, comercialmente também e vemos que nossos atores e diretores ficam muito motivados com esse formato"

Jornalismo


Depois de dois anos de período sabático, a jornalista Glória Maria voltará à TV Globo. Ela fará reportagens especiais mundo afora para o "Globo Repórter".
Segundo Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esportes, a primeira reportagem de Glória será sobre o sultanato de Brunei, país onde um repórter da emissora nunca esteve.
"A Glória já havia manifestado o desejo de voltar, mas ela queria algo diferente do 'Fantástico'", contou Schroder. "A ideia é que ela faça as viagens e volte com matérias que tragam o olhar diferenciado dela.
Além desse reformulado "Globo Repórter", as novidades do jornalismo da emissora são o "Globo Mar", que estreia no próximo dia 8, e o "Nós, brasileiros" (data a definir).
Apresentado por Ernesto Paglia e Mariana Ferrão a bordo de um barco, o programa vai desbravar o litoral brasileiro, mostrando curiosidades sobre a fauna e as paisagens de locais como Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte.
Já o "Nós, brasileiros" terá a proposta de trazer histórias de solidariedade e superação dos cidadãos de todo o país, com reportagens de Edney Silvestre, Neide Duarte e Marcelo Canellas.

Copa do mundo e eleições
Em ano de Copa do Mundo, Fátima Bernardes estará na África do Sul, acompanhando o campeonato e os jogadores da seleção para o "Jornal Nacional". No entanto, a cobertura de toda a imprensa deverá ser mais "tímida".
Na Copa de 2006, na Alemanha, jogadores e ténicos reclamaram do acesso de jornalistas aos treinos e o excesso de entrevista. Em 2010, a Fifa decidiu restringir a cobertura.
"Provavelmente não teremos imagens dos treinos e as entrevistas serão feitas em lugares fechados, com um ou dois jogadores", adiantou Schroder.
Além de Fátima, a Globo enviará 120 jornalistas para a cobertura do campeonato mundial. O repórter Renato Ribeiro deverá receber os colegas - ele está há um ano morando na África do Sul, fazendo reportagens especiais sobre o país, que serão exibidas ao longo da Copa.
Sobre a cobertura das eleições presidenciais, Schroder faz mistério. "A maneira que estamos planejando dar as notícias será simples, mas revolucionária", explicou, sem dar maiores detalhes.

Dolores Orosco


Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário