segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do índio uma homenagem a Aldeia Guarani Sapukai Angra dos Reis.



 O português do século das Descobertas era de aspereza independente, de tempera rija e coração duro. Ás suas prescrições penais, não cabia o sentimento de piedade. O sofrimento alheio não lhe comovia, nem lhe causavam aversão as cenas de penar. Crueldades, que hoje envilecem um caráter, naquele tempo eram sem significação. Os aventureiros atirados sobre as plagas destas terras longínquas, não se subordinavam às leis que regem e guiam o homem de uma sociedade. Uma vez aqui, nesta natureza virgem, eles se manifestaram de acordo com seus sentimentos mais egoístas e indisciplinados. Achavam que não podiam respeitar a gente que consideravam bárbara, indigna da consideração cristã e passíveis de escravidão.

alvez também, porque não carregassem ouro, nem riquezas em seu poder, ou porque os índios não desenvolviam nenhuma atividade que pudesse interessar aos povos cobiçosos que saíram à conquista do mundo. Por estes e tantos outros motivos, o índio no início do século XVI, foi combatido implacavelmente, resultando deste choque o desaparecimento de tribos inteiras, enquanto outros penetravam pelos sertões, fugindo das armas assassinas dos portugueses.
As tribos que permaneceram no litoral, forçosamente teve de se adaptar ao invasor, foram então dominados e prejudicados com a perda das conquistas do espírito e destituídos de seus bens materiais. Passaram a viver à sombra do povo conquistador, sombras de um colorido tão acentuado que, muitas vezes, marcavam em seu próprio perfil a silhueta dos dominadores.
E assim, prossegue através dos tempos as relações entre índios e o homem brancos....
Parece, que para nós, que nos interessamos pela Solução do Problema do Indígena Brasileiro, é conveniente reavivarmos um pouco a sua história...
VIVA!!! TUPINAMBÁS!!!!

Tribo linda que reside em Angra e Parati .

Nenhum comentário:

Postar um comentário