quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lula “inaugura” Rio-Santos via videoconferência e anuncia novidades para região.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em companhia de ministros e do governador Sérgio Cabral, inaugurou na manhã de ontem a obra de duplicação da Rodovia Rio-Santos, BR-101/RJ, trecho que vai de Santa Cruz a Mangaratiba. A inauguração foi feita por meio de transmissão simultânea, a partir do complexo do Alemão, aonde inaugurava o teleférico local. Enquanto em Itaguaí, no Trevo da Nuclep, uma tenda foi montada com as presenças do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do superintendente do Dnit, Marcelo Cotrim, e demais autoridades. Outra novidade anunciada foi a construção de uma nova faixa para ligar Mangaratiba até Paraty. O ministro garantiu também a "repaginação" da Avenida Brasil, de Santa Cruz ao Caju.




Presidente Lula viu problema de perto



Através da transmissão simultânea, o presidente Lula afirmou conhecer a Rio-Santos, através de um passeio a casa de Cabral, em Mangaratiba. "Uma vez o Sérgio Cabral me convidou pra ir a casa dele em Mangaratiba e não conseguimos decolar de helicóptero, tivemos que ir de carro pela BR-101 e vi como estava a rodovia. Então, inaugurar a Rio-Santos é dar garantia ao povo do Rio de Janeiro que possa transitar de forma mais tranquila e segura nessa região", disse o presidente.



Cabral exalta a obra



A cerimônia de inauguração foi marcada pela exaltação ao empenho de Lula ao Rio. Cabral destacou a obra como um passo para o desenvolvimento da região. "É um momento histórico. Muitos de nós já ficamos horas e horas na Rio-Santos. Agora, isso significa mais desenvolvimento econômico, mais turismo e menos tempo das pessoas no tráfego. Esta obra exigiu muita obra de arte", destacou o governador, que completou: "Eu ouvi, como político há 20 anos, vários presidentes da república prometerem essa obra e não fazer. Os moradores e os brasileiros que passam pela Rio-Santos estão felizes, porque as pessoas estão economizando horas de seu dia".



Ministro: da indústria ao turismo



Já o ministro dos Transportes destacou a importância da obra para vários setores da região. "É com muita satisfação que estamos inaugurando esta duplicação. Ela tem grande importância para a população do Rio de Janeiro.



Uma estrada moderna, seja como rota de acesso e de fuga da usina termoelétrica de Angra dos Reis, seja o Distrito Industrial de Santa Cruz, favorece a CSA, e cria condições de acessibilidades ao litoral Sul do estado. Outro beneficiário é Porto de Itaguaí, um dos mais importantes do Brasil", concluiu.



Novidade: terceira pista de Mangaratiba a Paraty



Durante o evento, o ministro Paulo Sérgio comunicou uma novidade: a construção da terceira faixa que ligará Mangaratiba até Paraty. O início das obras e o valor não foram informados. "O governo Lula teve a visão de fazer o prolongamento da duplicação no PAC 2, que vai de Mangaratiba a Paraty, ou seja, mais 170 quilômetros duplicados". A novidade também foi comemorada pelo governador. "A Rio-Santos foi uma obra muito mal feita na década de 70. O corte dela jamais poderia ser feito como foi. As pessoas optaram por uma obra muquirana, por isso que toda hora cai barreira. O senhor está consertando erros de mais 40 anos.



Fonte: Jornal Atual

Um comentário:

  1. Gente quem viu a nova visitante da Enseada!!??
    Segundo pessoas.. eh filha de um bombeiro e que agora se chama Sara.!!! Que lindo!
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=11357856131279905397&pid=2&aid=1$pid=2

    ResponderExcluir