quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Ministro angrense Luiz Sérgio convida Ana Hollanda Ministra da Ciltura para a FITA 2011.










Teatro e Patrimônio

Ministra irá à Festa de Teatro de Angra e visitará obras recuperadas pelo Iphan
 A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, marcará presença na Festa Internacional do Teatro de Angra (FITA), que será realizada de 14 a 30 de outubro na cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro. O convite para o evento foi feito hoje (06) pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira – que já foi prefeito de Angra dos Reis -,  durante audiência com a ministra, no Ministério da Cultura.
A Festa Internacional do Teatro de Angra é realizada desde 2004 e reúne grupos de teatro de todo o país, sendo palco tradicional para o lançamento de peças. A Festa, uma das maiores em termos de público, contou, em 2010, com 90 mil espectadores.
Este ano a FITA, além de levar para Angra dos Reis os principais espetáculos em cartaz no país, promoverá o primeiro Troféu FITA de Teatro. A premiação destacará os melhores em diversas categorias (espetáculo, ator, atriz, figurino, cenário, iluminação), além do prêmio especial do público.
Patrimônio Cultural
Em Angra, a ministra Ana visitará ainda obras tombadas como patrimônio que foram recuperadas recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC). Dentre as obras a serem visitadas por Ana de Hollanda estão as Igrejas do Bonfim, Santa Luzia e Nossa Senhora do Rosário, a Matriz de Angra e o Complexo do Convento do Carmo, que incluem a Igreja e o Convento da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.
Construído em 1953, o Convento do Carmo foi restaurado em parceria realizada pelo Iphan com a Eletrobrás. Apesar das intensas transformações sofridas pela paisagem natural e urbana de Angra dos Reis, o Convento ainda é marcante na região central, atestando uma época em que as comunicações se davam quase que exclusivamente pela navegação.
As reformas emergenciais nas igrejas do Bonfim e Santa Luzia, que tiveram investimentos de R$ 488 mil do Iphan, incluíram a recuperação da cobertura (telhado), forro e cimalha em madeira. Na ermida do Bonfim houve também reforma na estrutura dos pilares do alpendre. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, passará ainda por uma segunda fase de obras realizadas pelo Iphan com investimentos de R$ 319 mil para a recuperação do altar.
(Texto: Heli Espíndola, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi,Ascom/MinC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário