quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Secretaria da Saúde de SP distribui ‘kit fissura’ para quem quer parar de fumar


Kit é composto por alimentos ricos em fibras.
Objetivo é fazer com que o ex-fumante não engorde ao comer doces.
Quem quer parar de fumar mas não consegue se livrar do vício por conta própria pode contar com a ajuda de alimentos na luta contra o cigarro. O Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde de SP distribui o chamado ‘kit fissura’, um lanche saudável que ajuda a controlar a ansiedade.
O kit é composto por alimentos ricos em fibras, que devem ser consumidos nos momentos de emergência – aqueles em que o fumante fica desesperado por cigarro e acaba comendo balas, bombons e docinhos que engordam.
A aposentada Selma Narcizo é uma das que tentam parar de fumar. "Eu estava fumando quatro maços por dia, ou seja, 80 cigarros." A dona de casa Izabel Cristina Mantelato também entrou na onda. "Eu comia doces e engordei mais de 20 quilos."
Ganhar peso é um dos receios de quem pretende parar de fumar. Mas é possível abandonar o vício sem a possibilidade de causar um impacto na balança.
A nutricionista do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas ensina a fazer lanches saudáveis e de baixa caloria para os momentos de ansiedade. Para ajudar nessa etapa, o centro tem distribuído o "kit fissura" - um mix de frutas secas, cravo e canela.
"Para mim é um hábito. Então eu estou trocando um pelo outro", diz a professora Nadia Yamanoka.
O kit evita que o ex-fumante se encha de guloseimas e acabe ganhando quilos a mais. "Eu coloco um cravo na boca e fico com ele um tempão", diz a dona de casa Naidir Guimarães Silva.
Pode até parecer estranho, mas o ex-fumante que masca canela e casca de laranja aguenta melhor a ausência do cigarro. O centro também distribui medicamentos, adesivos e gomas de nicotina no tratamento.
O endereço do centro é Rua Prates, 165, no Bom Retiro, perto da estação Tiradentes do Metrô. São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário