quinta-feira, 7 de maio de 2009

Começa hoje o XIV Encontro Nacional de Teatro de Rua em Angra.

Espetáculos de toda a parte do país vão movimentar as ruas e praças de Angra, de 7 a 10 de maio.


O 14º Encontro Nacional de Teatro de Rua vai começar. O evento movimenta Angra dos Reis e a transforma, por alguns dias, em ponto de encontro para artistas de quase todo o país. A festa começa a ferver na manhã de quinta-feira, 7, com a apresentação de dois grupos teatrais, a Carroça de Mamulengos (Ceará) e a Cia. Chegança (Maranhão). Durante a tarde, das 12 às 16h, acontecerão performances (apresentações relâmpagos) em diversas ruas do Centro. A partir das 17 horas, os artistas sairão em cortejo da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, pelas ruas do Centro, com bumbos, malabarismos, pernas-de-pau e muita alegria, para anunciar e convidar a população para se integrar aos espetáculos que acontecerão até o dia 10 de maio.

Durante o encontro, a prefeitura e a Fundação de Cultura de Angra (Cultuar), responsáveis pelo evento, presentearão a todos com a apresentação de 15 espetáculos, 23 performances, duas oficinas, dois seminários, duas homenagens e lançamentos de oito livros e quatro revistas feitos por 37 grupos teatrais (21 de 10 estados do país, e 16 de Angra). A curadoria está sendo feita pelos excelentes profissionais Licko Turle e Jussara Trindade. Vale destacar que o interesse pelo encontro vem crescendo a cada ano que passa. Neste ano, mais de 80 grupos de todo o país inscreveram seus espetáculos e participaram da seleção do encontro.

No encontro deste ano, os espetáculos e toda movimentação (aula-espetáculo, pública, de Amir Hadad, na Praça do Porto, homenagem ao saudoso criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, oficinas, debates, seminários, encontros e festejos) serão observados por jornalistas, críticos e pesquisadores de universidades como a Unirio, Usp, Udesc, Ufpr, entre outros. Outras boas novidades deste ano são o Ponto de Encontro, local para troca de experiências teatrais e o momento de lazer e descontração no Ponto de Bala(da), sempre no final da noite, depois das apresentações, onde todos poderão encontrar-se para pensar na arte e festejar a vontade com o disck-jokey Alessandro Perssan, do Grupo Tá Na Rua.

fonte:site da prefeitura de Angra

Nenhum comentário:

Postar um comentário