sábado, 9 de maio de 2009

Lula não vê impacto econômico de gripe no Brasil


BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira não acreditar que a gripe H1N1 prejudicará a economia brasileira.

O Ministério da Saúde confirmou na noite de quinta-feira os quatro primeiros casos brasileiros da doença, que ficou conhecida como "gripe suína".

"Não acredito", respondeu Lula quando perguntado por jornalistas se a disseminação da doença poderá ter impactos na economia do país.

O presidente argumentou que a economia dá sinais de recuperação, e o governo continuará trabalhando para evitar que a gripe se espalhe pelo país.

"O que o ministro (José Gomes Temporão, da Saúde) me disse é que nesses quatro casos não houve nenhuma transferência de vírus, o que foi uma coisa extremamente exitosa", destacou Lula.

"O que me diz o ministro Temporão é que a situação está tranquila", acrescentou. "O governo brasileiro continuará nos aeroportos cumprindo todas determinações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)."

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que não existe evidência até o momento que o vírus tenha circulado pelo Brasil. Todos os casos confirmados --dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais-- foram contraídos no exterior.

"Qualquer outra informação é pura especulação", informou Temporão após visitar uma central de monitoramento montada na sede da Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Segundo os últimos números do ministério, divulgados na quinta-feira, há 15 casos suspeitos no país, além dos confirmados.

CAUTELA

Um amigo do jovem carioca que teve confirmada a nova gripe H1N1 também está internado com alguns sintomas da doença, segundo uma fonte da Defesa Civil do Rio de Janeiro

Ele fez uma série de exames para saber se contraiu a gripe no contato com o amigo que chegou à cidade no fim de semana após uma viagem para Cancún, no México.

O novo possível caso está sendo tratado no Hospital do Fundão, onde já está internado o jovem que veio do México.

"Vamos aguardar os resultados finais, mas há mais um caso suspeito sim", disse uma fonte do hospital.

Temporão recomendou que as pessoas que chegarem de viagem ao Brasil com sintomas da nova gripe e aquelas que tiveram contato com pessoas que vieram de áreas afetadas procurem as autoridades de saúde locais.

O jovem carioca com a doença teria desrespeitado as orientações das autoridades de saúde. Segundo pessoas próximas, mesmo com os sintomas da gripe, o jovem teria ido ao Maracanã e participado de um churrasco com amigos.

"Ele chegou e não procurou as autoridades de saúde... por que tem dezenas de casos nos EUA, França e México? Não tem como encarcerar as pessoas e impedir delas viverem", avaliou Temporão.

O ministro declarou que medidas preventivas estão sendo tomadas pelo governo, mas destacou que o controle da doença depende da colaboração da população.

Temporão acrescentou que o governo não pretende distribuir medicamentos ou máscaras contra a gripe H1N1.

"O remédio é só com prescrição. Não pode haver automedicação", reiterou.

A OMS anunciou nesta sexta-feira a decisão de manter na fase 5, numa escala que vai até 6, o nível de alerta de pandemia para a doença, que já matou 44 pessoas no México e duas nos Estados Unidos.

O primeiro país da América do Sul a ter caso da gripe confirmado foi a Colômbia. Além do Brasil, a Argentina também registrou o primeiro caso da nova gripe na quinta-feira. Em todo mundo, existem mais de 2 mil casos confirmados.
Fonte:msn noticias
(Reportagem de Fernando Exman, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro; Edição de Maria Pia Palermo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário